6 de fev. de 2013

Visitando a endocrinologista

Pensando no progresso do #Projeto Biamenos 35/ 50kgs, , visitei uma endocrinologista. Ela falou coisas tão óbvias e que fizeram tanto sentido, mas porque então, se óbvias, não conseguimos seguir???



Examinou minha tireóide e está tudo bem. Minha pressão, tudo bem. Me pesou e calculou o indíce de massa corpórea (IMC), tudo mal. Campainha de atenção tocando!!!

Eu já sabia que estava mal, porque na avaliação da academia, o fisioterapeuta fez o mesmo cálculo. Ela disse que não devo me preocupar em quanto perco por mês, mas sim, se estou perdendo peso. A manutenção do peso e de um corpo saudável é eterna! Fazendo um cálculo simples, se eu perder 2 kgs (quero perder mais que isso por mês) por mês, serão 24kgs no ano. Claro que eu queria eliminar todo meu excesso de peso em 2 meses, mas não é assim que a banda toca... rsrs


A importância de comer de 3 em 3 horas é extrema. Nosso estômago leva 3 horas para fazer toda a digestão. Quando ele está vazio, envia uma mensagem ao cérebro pedindo comida. Se você comer uma maça de 30 calorias ou um bolo de chocolate de 120 calorias, seu organismo gastará 150 calorias para esta quebra. Numa continha idiota, comendo 30 calorias, com a digestão você elimina 120 calorias. Comendo 120 calorias, com a digestão você elimina 30 calorias. Logo, vamos comer pouco e comidas saudáveis, para emagrecer.


Minha endocrino falou de alguns casos de pessoas jovens e abesas a visitando, porque perderam amigos também jovens e obesos de ataque cardíaco. A população está vendo o gordinho como normal e os magros, como anoréxicos.  Temos que parar com isso. Os magros (não anoréxicos) são os normais e saudáveis e os gordinhos, não. Se continuarmos com esta visão, em poucos anos, seremos todos obesos e doentes, com diabetes, problemas de circulação sanguínea, problemas nos joelhos e articulações, gordura no fígado e etc.



Isso não é nem de longe uma lição de moral (odeio!). Falo isso porque já pssei por situação parecida. Certa vez, emagreci 20kgs e mesmo não estando magra como queria, muitas pessoas diziam: "Nossa, vc tá muito magra, com muita olheira... vc precisa engordar um pouquinho. Tá estranha." E olha que eu AINDA estava gordinha hein?!
Esse tipo de observação mexe muito com nosso psicológico, principalmente porque nos faz acreditar que estamos magros demais mesmo, e daí, voltamos ao nosso velho hábito de comer errado e muito. Precisamos fortalecer nosso psicológico contra essas opiniões e nos manter focados e determinados.

Uma dica importante: depois de alcançar seu objetivo, não se permita engordar de novo. Se você engordar 1kg, corra atrás e emagreça ele de novo. Se você deixar esse 1kg virar 2kgs ou 3kgs, você perderá o foco e logo logo, terá ganho outros 10 ou 20kgs.

by Beatriz Rochido

Nenhum comentário: