18 de mai. de 2013

Água aromatizada: gengibre!

Alimentos termogênicos são aqueles que aumentam a temperatura corporal, fazendo com o que corpo queime calorias mais facilmente. Seu consumo pode elevar em até 10% a queima de calorias. Pesquisando toda a lista dos termogênicos, resolvi eleger o gengibre como aliado no meu processo de emagrecimento. Comecei a aromatizar minha água com pedacinhos da raiz.



Pelo menos no meu caso, já no primeiro dia, comecei a suar muito e notei também um ânimo maior na atividade física. Não sei se este estímulo foi provocado pelo gengibre, mas quando suamos na academia, a sensação de perda de peso é grande. Sei que o suor elimina muita água do corpo, e por isso, é sempre importante beber água antes, durante e depois dos treinos. 

O gengibre tem muitos benefícios a saúde, entre eles estão:
- Prevenção do câncer de colo de útero - um estudo da Universidade de Minnesota descobriu que o gengibre pode diminuir o crescimento das células do câncer colorretal.
- Enjoo matinal - estudos concluíram que o gengibre é tão eficaz que ao ser ingerido pela manhã, automaticamente o enjoo melhora.
- Prevenção de gripes e resfriados - unido a vitamina C, o gengibre é muito eficaz como tratamento natural para gripes e resfriados.
- Anti-inflamatório - o consumo regular de gengibre é recomendado para pessoas acima de 40 anos, pois combate a inflamação. Sua ação anti-inflamatória pode aliviar o inchaço e a dor.
- Poderoso do combate da asma, tosse, cólicas, palpitações cardíacas, inchaços, dispepsia, perda de apetite e reumatismo.  
A raiz seca também é usada para fortalecer o estômago, inibir vômitos e no tratamento da diarréia.



Depois do sucesso da água, resolvi testar com o chá verde. O chá verde tem uma ação antioxidante, que impede a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células. O chá tem o gosto um pouco amargo, mas basta colocar algumas gotinhas de adoçante e com o tempo, você se acostuma. Tomado quente ou frio, basta colocar dois ou três pedacinhos de gengibre e deixar descansar uns minutinhos. O gosto fica muito bom.


Outra dica legal é colocar um pedaço de gengibre no suco de frutas. Nesse caso, jogue no liquidificador todos os ingredientes, frutas, água, leite, folhas... o que quiser, e um pedaço de gengibre. Bata bem e é só tomar. Fica um suco mais grosso, estilo vitamina, mas uma delícia e super saudável. 

by Beatriz Rochido

2 comentários:

Unknown disse...

Já ouví falar muito bem do gengibre, como acelerador do metabolismo. Mas esse pedaço que vc coloca na água é de que tamanho? E qual a quantidade de água?

Beatriz Rochido disse...

Oi Anita, a água fica mesmo muito boa e ajuda muito na perda calórica. Eu uso 1 litro de água e 100 gramas de gengibre. Abraços