8 de nov. de 2013

Dica de filme: O menino do pijama listrado


Bruno é um garoto de 8 anos que mora em Berlim com os pais e irmã. Seu pai, comandante do exército nazista, é transferido para cuidar do campo de Awschwitz, um dos piores campos de concentração durante a guerra. Bruno era muito ingênuo e não tinha conhecimento da guerra.


Um dia, brincando de explorar, ele chega a cerca que o separava do campo de concentração. Ele conhece Shmuel, um garoto judeu que está preso e os dois viram amigos. Shmuel conta a Bruno como é a vida no campo de concentração e sobre as maldades que os judeus sofriam.


Mas nenhum deles sabia sobre o holocausto. A grande perseguição e matança que os nazistas exerciam sobre os judeus. Em uma tarde, o pai de Shmuel, junto com outros judeus, é levado para um trabalho e não volta. Vendo o amigo triste, Bruno se oferece para ajudar a encontrá-lo. Nessa mesma tarde, após muita insistência da mãe de Bruno, por ela achar que aquele não era um lugar ideal para criá-los, eles iriam se mudar.


Esse filme é forte, história pesada e triste. Eu odeio todo tipo de preconceito, racismo, crença de se achar melhor que os outros, escravidão. No filme, a inocência de um garoto traz sentimentos que não existiam na guerra: solidariedade, amizade, companheirismo.

Sem mais, vejam o trailer:


Beijos!

Nenhum comentário: